Projeto 'Adeus fraldinha' - 19 dicas para o desfralde

O desfralde é uma etapa do crescimento tão importante quanto engatinhar, andar, falar. Aprender a usar o banheiro é um processo relativamente simples, composto de diversas etapas. A criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você tiver paciência e souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranqüilo para todos.




Quando começar?
Não existe uma data certa. A maioria das pessoas geralmente começam o desfraldes aos 2 anos de idade, fica a critério de cada um. O mais importante é perceber o tempo certo da criança, estimular, ter paciência e respeitar o ritmo de cada uma, compreendendo as diferenças.

Tempo estimado
O tempo que for necessário para que todas as crianças consigam dar adeus às fraldas.

Objetivos
Estimular a retirada da fralda; Ensinar os cuidados que se deve ter nesse momento; Trabalhar em parceria: escola e família; Evitar um processo violento dessa mudança; tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança.

Desenvolvimento
Não existe uma fórmula mágica para o desfralde. Mas existem inúmeras sugestões de pais e professores que já obtiveram sucesso no assunto, que não é um bicho de sete cabeças. Reunimos aqui, 20 dicas super importantes para te ajudar, confira abaixo:
 

1- Leitura de livros sobre o assunto (temos dicas de leitura no fim do post), contação e recontação da história e uso de fantoches para falar sobre o tema. Muita conversa em rodinha sobre o assunto. DICA: Primeiro você escolhe uma história ou livro sobre o tema, depois você mesma faz os fantoches com ele para depois começar a história.


2- Colocar a criança no peniquinho e contar suas histórias preferidas. Ela relaxa, ri e faz xixi. Depois que ela conseguir, faça festa! Se não conseguir incentive-o a continuar tentando!
 

3- Manter uma rotina, ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.
 

4- Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar no processo e fazer o mesmo em casa. Levar as crianças ao banheiro, aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso.
 

5- Incluir alguns títulos de livros do projeto e a cada semana enviar para casa de uma criança para que a família participe de atividades lúdicas sobre o assunto e possa reforçar o trabalho feito na escola.
 

6- Presentinhos, mimos ou lembrancinhas para aqueles que conseguiram é uma ideia ótima!
 

7- Dica super criativa: trabalhar com bonecas que "fazem xixi" e demonstrar em um peniquinho para toda turminha.Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!
 

8- Levar peniquinhos plásticos para a salinha e ensinar as crianças a usar. Deixá-los em local de fácil acesso, usar para falar sobre o assunto.
 

9- Enviar bilhetinho aos pais informando do projeto e etapas desse processo, deixando bem claro que tanto na escola como em casa, o processo tem que ser seguido do mesmo modo. Os pais também podem  enviar calcinhas e cuecas com estampas de desenhos, que eles adoram.
 

10- No banheiro, usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso. Sempre dá certo!
11- Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto. Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro e, ao voltar, ser recebida com muita alegria pela turma. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa.

12- Dica criativa: Colar na parede do banheiro um cartaz de cartolina ou EVA, de um lado escrever xixi e do outro cocô. A cada xixi e cocô feito, a criança cola um adesivo. A cada cinco adesivos, a criança ganha um presentinho (potinho de guache, uma cartela de adesivos...).
 

13- Sempre perguntar a criança se ela quer ir ao banheiro e incentivá-la a ir, mesmo ela dizendo que não quer ir... Tornar isto uma rotina a ajudará no processo. Quando levar ao banheiro, ter paciência... 

14- Fazer barulhinho com a boca, imitando o xixi e falar: "Vamos ouvir o barulho do xixi?", o barulhinho da torneira vazando água as vezes também ajuda... e barulho de descarga diverte e incentiva-os a voltar, deixe-os apertar a descarga.

15- Importante: trocar a fralda suja de cocô ou xixi imediatamente ajuda muito! Se uma criança tem que esperar muito tempo entre fazer cocô e trocar a fralda, ela pouco se importará em fazer xixi ou cocô na roupa.


16- Levar a criança no banheiro para ver o coleguinha maior fazer xixi ou cocô também é ótimo, crianças adoram imitar a outra. Que tal todos irem a banheiro ao mesmo tempo? Um estimula o outro. Geralmente quando o amiguinho termina a criança pede pra fazer também.
 

17- Dica super demais: Usar adesivos ou incentivos ajuda a turminha a familiarizaram-se com a questão do desfralde. Outra dica é um carimbo na mãozinha com mensagem. Ao final do dia ajude-os a colar os adesivos de incentivo na agenda ou caderno, com os dizeres: "Rei do penico", "Rainha do penico!" "Já consigo fazer sozinho", "ops, escapou!", "Consegui fazer xixi no vaso!", "Parabéns para mim!"... Estes momentos são muito esperados por todos e logo eles começam a ajudar os outros para ganhar mais adesivos e vencer o medo do vaso sanitário!
 

18- Não brigar com as crianças quando fizerem xixi na roupa, tem que ter paciência com as 'escapadas' e passar tranquilidade para elas, mostrando que podem confiar em você. Outra dica é dar adeus para o xixi e cocô, quando feito corretamente.
 

19- Evite fazer caras de nojo ou dizer que as fezes são sujas e devem ir para o lixo. Isso pode fazer com que ele prenda o cocô para não fazer nada feio. Evite comparações com os amiguinhos que não fazem mais xixi e cocô na roupa, isto não ajuda em nada e pode inibir a criança.
 

*** Não critique e nem reprima as crianças que não conseguiram, antes os incentive para que consigam alcançar o objetivo. E acima de tudo tenha muita paciência, amor e dedicação.

0 comentários: