Como desenvolver a linguagem da criança



Filhos de pais que falam muito, contam histórias e lêem livros em voz alta (e nunca se cansam de relê-los) são os que melhor desenvolvem a linguagem – algo que podemos facilmente constatar através do contato com famílias bastante falantes e famílias não muito falantes. O texto abaixo é uma tradução do livro “The Well-Trained Mind: a guide to classical education at home” (A mente bem treinada: um guia para educação clássica em casa). Leia e veja algumas orientações sobre como desenvolver a linguagem de seu filho:

Desligue a televisão – meia hora por dia é muito para qualquer criança com menos de cinco anos. Fale, fale, fale – fala de adulto, não de bebê. Fale com a criança enquanto vocês caminham no parque, enquanto você dirige, enquanto você prepara o jantar. Diga a ela o que você está fazendo enquanto você estiver fazendo. (…) (“Eu derramei farinha no chão. Eu vou pegar o aspirador de pó e ligá-lo. Eu acho que vou usar essa escova – é a escova para móveis, mas a farinha caiu entre as rachaduras, então deve funcionar melhor do que a escova para chão”). Esse tipo de tagarelice constante estabelece a base verbal na mente de seu filho. Ele está aprendendo que palavras são usadas para planejar, para pensar, para explicar; ele está percebendo como o idioma inglês [português, em nosso caso] organiza as palavras em frases e sentenças completas. Nós temos percebido que crianças de famílias silenciosas (“Nós realmente nunca falamos muito durante o dia”, nos disse certa vez uma mãe) lutam para ler.
Leia, leia, leia. Comece lendo livros grandes para seu bebê no berço. Dê a ele livros grossos para que ele possa olhar sozinho. (…) Leia livros com imagens, apontando para as palavras com seus os dedos. Leia o mesmo livro várias e várias vezes; a repetição constrói a linguagem (mesmo que lentamente te leve à loucura). Leia longos livros sem imagens enquanto seu filho está em seu colo, ou brincando no chão, ou cortando, colando e colorindo”.


(Susan Wise Bauer e Jessie Wise. The Well-Trained Mind: a guide to classical education at home. 2009. p. 27.)

0 comentários: