Você sabia que ler, desenhar, pintar, contar histórias e até mesmo fazer compras com a participação dos pais, ajudam o seu filho a ficar mais feliz e contribui ao mesmo tempo para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança?
Sabemos que as funções cognitivas estão ligadas a atenção, percepção, memória, pensamento, entre outros. Estimular a criança a desenhar, pintar ou a fazer artesanato são as principais atividades que contribuem para essa formação, estimulando a coordenação motora e incentivando a criatividade. Segundo um estudo realizado no Reino Unido, as crianças que tinham o hábito de se exercitar junto com os pais eram mais alegres e desinibidas.
A maioria das atividades que listamos acima fazem parte parte da grade escolar de crianças em idade pré- escolar. Entretanto, existe um motivo essencial que justifica que os benefícios são maiores quando praticados junto com os pais: estimula a interação e o envolvimento. A participação deles causa aproximação familiar, engajamento e curiosidade. Além disso, apresentar coisas novas aos pequenos contribui para o seu desenvolvimento humano e psicológico.
Sabemos que no mundo real, é bem diferente. Com os dias tão corridos, com tantas obrigações e o trabalho, nem sempre os pais estão disponíveis física e mentalmente para aproveitar junto com os pequenos todas as incríveis descobertas que a vida nos proporciona e foi pensando nisso que perguntamos a você: Como você interage com o seu filho? Como você apresenta coisas novas? Como você deixa marcas na vida dele? Se as respostas não forem satisfatórias, chegou a hora de mudar.
Lembre-se, nunca é tarde para mudar!
0 comentários: